
DO CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO
Documentário experimental, dir. Weyna Macedo, Lucas Parente, Adeciany Castro e Mariana Smith
Liderado pelo Beato José Lourenço, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto foi um movimento de comunitarismo religioso que durou de 1926 a 1937, ano em que foi invadido pela polícia e bombardeado pela Força Aérea Brasileira. A comunidade é hoje citada como exemplo de autonomismo campesino por lideranças quilombolas, agroecológicas e do MST.
Filmado em 16mm, com revelação caseira e finalização digital, o projeto visa criar uma fusão entre a materialidade fílmica e a paisagem do Caldeirão.

PEDRA DE RAIO
Ficção, dir. Lucas Parente e Pedro Lessa
Pedra Corisco é um longa-metragem de ficção sobre os “peixeiros”, catadores de fósseis de peixes, plantas, insetos, dinossauros e pterossauros de Santana do Cariri, no sul do Ceará.
Estruturado a partir de reconstruções ficcionais, o filme segue a vivência de Evilásio Pereira e Paulo Terto, amigos que possuem conhecimentos venatórios utilizados em suas buscas por fósseis. Uma de suas técnicas consiste em sonhar com os fósseis antes de sair a buscá-los.

JARDIM DE PEIXES
Documentário, dir. Lucas Parente e Pedro Lessa
Filme documental que explora as práticas e saberes dos "peixeiros", catadores de fósseis profundamente conectados às memórias dos rastejadores, caçadores e raizeiros caririenses.

ERA UMA VEZ NA CINEMATECA
Ficção documental, dir. Heloísa Machado, Ian Schuler, Isabella Raposo, Lucas Parente, Ricardo Pretti, Rodrigo Lima e Thiago Brito
Nos anos 80, um cineasta desaparece deixando rastros desencontrados. Trinta anos depois, uma revisora analisa um de seus filmes, quando, dos fundos da cinemateca, surge uma entidade que se alimenta de emulsão fílmica.

O CONTRA-CÉU
Ficção, dir. Lucas Parente
Nos anos 90, o Rio de Janeiro tornou-se uma zona gótico tropical. A cidade vive uma nova moda: inalar tetracloreto de carbono para entrar em coma autoinduzido.

MÚMIA TROPICAL
Ficção, dir. Lucas Parente
Em 1876, enquanto o Brasil enfrenta uma grave crise econômica e política, Dom Pedro II viaja pelo Egito. Rodeado de ruínas ancestrais, o Imperador adoece. Antigas divindades egípcias se manifestam, embarcando Pedro II em uma jornada iniciática.